Forma intensificada de “pai” em aramaico, que especificava um tratamento de intimidade familiar direta entre pai e filho. Há variações na transliteração para o português, onde algumas versões o transliteram com uma letra “b” (Aba) ou com duas (Abba). Por ser uma palavra aramaica, Abba vem seguida da sua tradução para o grego como Pai nas três vezes em que ocorre no Novo Testamento: Abba Pater. Em todas elas esse tratamento se refere a Deus.
“E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres.”
Marcos 14:36
“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.”
Romanos 8:15
“E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai.”
Gálatas 4:6
Costuma-se dizer que Abba seria algo semelhante a “papai” em português – no sentido de ser um tratamento mais íntimo, com o qual um filho se dirige a seu pai. Porém, essa comparação não é perfeita, pois “papai” é um vocativo afetivo geralmente utilizado por crianças, enquanto Abba não se tratava de uma linguagem infantil. Abba expressava apenas um relacionamento familiar direto, ou seja, o modo como um pai podia ser chamado apenas por seu próprio filho. Sendo assim, Abba poderia ser entendido simplesmente como “meu Pai”.
Sabendo-se que Jesus falava em aramaico1 é muito provável que ele sempre chamasse a Deus de Abba em suas orações, embora somente o Evangelho Segundo Marcos tenha salientado essa característica.2
O fato de Paulo mencionar Abba em trechos que aludem à oração (Rm 8:15; Gl 4:6), provavelmente indica o seu conhecimento de que Jesus se dirigia a Deus dessa forma em aramaico, ou seja, chamando-o de “meu Pai”.3
1. O aramaico foi o idioma predominante em todo o Mediterrâneo oriental e também na região da Galileia no tempo do Novo Testamento. Isso inclui Nazaré, aldeia em que Jesus viveu durante a maior parte da sua vida. E, de fato, o Novo Testamento apresenta indícios de que Jesus falava mesmo em aramaico, pois além de revelar que chamava a Deus de Abba (Mc 14:36), preservou outros termos e expressões aramaicas ditas por ele nesse idioma, a saber: raka (Mt 5:22), talita cumi (Mc 5:41), efatá (Mc 7:34) e Eloí lamá sabctâni (Mc 15:34). Os termos transliterados para o grego como raboni (Mc 10:51; Jo 20:16) e Gólgota (Mc 15:22) também são palavras aramaicas.
2. Dos quatro evangelhos, apenas Marcos preservou o Abba. É possível que ele o tenha feito para conservar em seu evangelho um testemunho pessoal que lhe marcara profundamente. Trata-se da possibilidade de Marcos – sendo ele o mesmo João Marcos, filho de Maria (At 12:12) – ter sido aquele jovem que observava escondido os acontecimentos no Getsêmani, e que se cobria somente com um lençol. Esse é um estranho relato que ficou registrado somente no evangelho segundo Marcos (14:51-52). Segundo essa conjectura, a oração no Getsêmani teria sido testemunhada por Marcos, o qual, escondido, ouviu Jesus chamar o Pai de Abba, detalhe que ele decidiu preservar em seu evangelho (Mc 14:36). Sua humildade, no entanto, o fez permanecer anônimo em seu relato. Essa possibilidade repousa na crença de que a última ceia teria ocorrido na mesma casa mencionada em Atos 12:12, onde João Marcos morava. Naquela noite ele cobria-se apenas com um lençol porque já estaria pronto para dormir, mas então, motivado pela curiosidade juvenil, teria saído às pressas para seguir Jesus, não havendo tempo de se vestir de modo adequado. No entanto, a possibilidade de Marcos ser o jovem mencionado no Getsêmani não pode ser comprovada, embora seja plausível.
3. Isso não deve ser interpretado como doutrina para se chamar obrigatoriamente a Deus de Abba, “meu Pai”, ou “Papai”. O propósito das passagens de Romanos 8:15 e Gálatas 4:6 é o de nos lembrar que somos filhos de Deus, de modo a que possamos nos relacionar com Ele sem medo, embora com a devida reverência de um filho que ama e respeita seu pai.
Escrito por Alan Capriles
Atualizado em 11/07/2025