1 Tessalonicenses 4:11
Algumas traduções utilizam o verbo “mandar” ou “ordenar” em 1 Tessalonicenses 4:11 como tradução para o grego παραγγέλλω (parangéllō), enquanto outras evitam esse tom autoritário. Vejamos:

Traduções com tom autoritário

Perceba como a utilização dos verbos “mandar” ou “ordenar”, nos exemplos abaixo, transmite uma ideia de militarismo que não havia entre os primeiros discípulos de Cristo.

“E procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado
— Almeida Revista e Corrigida, Almeida Corrigida Fiel

“... como já vos temos mandado
— Almeida Edição Contemporânea

“... como vos ordenamos
— Almeida Revista e Atualizada

“... como vo-lo mandamos
— Tradução Brasileira

“... como já vo-lo temos mandado
— King James 1611


Melhores traduções para 1Ts 4:11

Os exemplos a seguir comprovam que Paulo e seus companheiros não eram autoritários, mas estavam apenas lembrando aos irmãos de Tessalônica as instruções que lhes haviam deixado.

“Empenhai a vossa honra em levar vida tranquila, ocupar-vos dos vossos negócios, e trabalhar com vossas mãos, conforme as nossas diretrizes
— Bíblia de Jerusalém

“... como nós os instruímos
— Nova Versão Internacional

“... conforme os instruímos anteriormente”
— Nova Versão Transformadora

“... como já dissemos antes.”
— Nova Tradução na Linguagem de Hoje


Análise de παραγγέλλω (parangéllō)

O verbo grego παραγγέλλω (parangéllō) vem da junção de παρά (“ao lado”) + ἀγγέλλω (“anunciar, proclamar”). Embora ele possa ser compreendido como uma voz de comando, o seu sentido mais literal é o de “dar instruções”. Este é o motivo pelo qual encontramos traduções que evitam traduzi-lo como “mandar” ou “ordenar” em 1 Tessalonicenses 4:11.

Conclusão

Há um verbo mais apropriado no grego koiné para quando se deseja dar uma ordem, a saber: ἐντέλλομαι (entéllomai). Mas esse verbo não foi utilizado em 1 Tessalonicenses 4:11, e sim παραγγέλλω (parangéllō), cujo sentido básico é o de “dar instruções”. Isso significa que Paulo não havia dado ordens aos irmãos de Tessalônica, mandando eles fazerem isso ou aquilo. A ideia de um líder autoritário na igreja seria algo totalmente contrário ao que Jesus nos ensinou (Mt 23:8; Mc 10:42,43; Lc 22:24-27; Jo 13:13,14) e ao que o próprio Paulo ensinava (At 20:19,20,29-31; Ef 4:15,16; Cl 2:8; Fp 2:3).

Escrito por Alan Capriles
Publicado em 11/09/2025

Autor: Sou um discípulo de Cristo sem rótulo denominacional, pesquisador independente do Novo Testamento e da história do cristianismo, dedicado a ensinar o evangelho e compartilhar meus conhecimentos gratuitamente, sem qualquer influência institucional, mas respeitando a todos que participam de qualquer denominação religiosa. Agradeço muito se puder apoiar o meu trabalho, seja com uma doação pontual ou mensal. Assim poderei que continuar me dedicando integralmente na pesquisa, no compartilhamento de minhas descobertas com você, e no auxílio gratuito a quem deseja congregar de modo mais simples, porém com maior edificação em Cristo. Imensa gratidão!
  • Doação mensal: Apoia-se
  • Doação pontual ou mensal:
    Chave Pix:
alancapriles@gmail.com
         


A DEUS TODA GLÓRIA