“E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam”.
— Almeida Corrigida Fiel
“Nós vos pedimos, irmãos, que tenhais consideração para com os que trabalham e vos governam e admoestam em nome do Senhor”.
— Bíblia do Peregrino
“Agora lhes pedimos, irmãos, que tenham consideração para com os que se esforçam no trabalho entre vocês, que os lideram no Senhor e os aconselham.”
— Nova Versão Internacional
1. Se houvesse alguém em posição de destaque, essa epístola não teria sido destinada a todos os irmãos (1Ts 1:1), mas a alguém responsável pela congregação;
2. Em toda a epístola não se faz menção ao nome de qualquer líder entre os irmãos;
3. Em 1 Tessalonicenses 5:11 os irmãos são incentivados a se edificarem mutuamente, e em 5:14 a cuidarem uns dos outros, o que comprova não haver líder algum entre eles, a não ser a liderança de Cristo por meio do seu Espírito.
Significado original de προΐστημι
O termo grego προΐστημι (proïstēmi) é um verbo composto, formado pela junção do prefixo πρό (pró) com o verbo ἵστημι (hístēmi), os quais significam, literalmente:• aqueles que antes dos demais se firmaram em Cristo;
ou, em outras palavras:
• aqueles que estão à frente no Caminho a se permanecer.
Sentido original de 1Ts 5:12
Com base no significado literal de προΐστημι (proïstēmi), segue uma proposta de tradução para 1 Tessalonicenses 5:12 que visa preservar o seu sentido original. A fim de que se perceba o quanto essa tradução se harmoniza melhor com o contexto, acrescentaremos os dois versículos seguintes:
“E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que antes se firmaram no Senhor, e vos admoestam; e que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós. Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.”
1 Tessalonicenses 5:12-14
Conclusão
Quando devidamente traduzido, 1 Tessalonicenses 5:12 se revela como um pedido para que a congregação reconhecesse o esforço dos irmãos mais antigos no Caminho, aqueles que primeiro se converteram e que humildemente se dedicavam a orientá-los no Senhor. Porém, isso não significa que tais irmãos estivessem presidindo, governando ou liderando os demais. Antes, pelo contrário, eles se empenhavam em orientar os irmãos a que se submeterem a um único guia: Jesus Cristo.Escrito por Alan Capriles
Publicado em 29/08/2025